Home Pedidos!
A CURA PELOS SEMELHANTES
Homeopatia – A Cura Pelos Semelhantes

Todas as substâncias utilizadas em homeopatia foram estudadas inicialmente em pessoas sadias. Os efeitos que elas causaram foram cuidadosamente registrados. E assim é feito a cada nova substância que surge. Observe este exemplo bem simplificado: Quando alguém sadio experimenta uma determinada substância. Por exemplo: inflamação das amígdalas, agitação nervosa e palpitações. No consultório, quando o paciente apresenta suas queixas, o clinico as estuda para escolher, entre as substâncias, quais as que mais se assemelham aos sintomas relatados.

Por exemplo: Quando o doente se queixa de inflamação das amígdalas, agitação nervosa e palpitação: o clínico vai prescrever o medicamento homeopático que corresponde aos sintomas relatados pelo paciente para assim obter a cura. Este é o motivo porque o clínico homeopata acompanha tão de perto seu paciente. E também porque a homeopatia leva em consideração a individualidade dos pacientes. Dois pacientes diferentes, com mesma doença, poderão receber medicamentos diferentes. Isto porque o clínico leva em conta também as peculiaridades de cada um, medos, angústias, temperamento, sonhos marcantes, etc. Tudo isso influi na escolha do medicamento.

Por uma questão de filosofia, a homeopatia trata os doentes, não a doença – quer dizer, você é mais importante do que a doença! Restabelecimento do equilíbrio da energia vital. Este é o objetivo do tratamento homeopático. É através dele que se promove a cura do paciente.

Como são apresentados os medicamentos homeopáticos:

A quantidade de medicamento pode se expressa em peso, volume ou unidades. Por exemplo: 10 g ou 120 tabletes; 15 ml.

Quanto à apresentação, o medicamento homeopático pode ter as seguintes formas:

3 papéis

Forma liquida

Para ser tomado em gotas, vem preparado em solução hidroalcoólica, que pode ou não ser diluída em água, na hora de tomar.As doses únicas são preparadas em água destilada ou solução hidroalcoólica, para ser tomada diretamente do frasco ou conforme determinação médica.

Forma sólida

Glóbulos são grânulos de sacarose, que é o açúcar extraído da cana de açúcar. Seu tamanho depende da padronização da farmácia. Devem ser chupados como bala.

Tabletes e Comprimidos

São preparados com lactose, o açúcar do leite. Variam de tamanho, de acordo com a padronização das farmácias. Os tabletes são facilmente dissolvidos na boca, enquanto os comprimidos levam mais tempo.

Pós (papéis) são preparados em lactose e acondicionados em papelotes. Basta colocar o conteúdo do papelote diretamente na boca, ou dissolver em pouco de água. O efeito terapêutico se mantém nas diferentes apresentações homeopáticas. As circunstâncias é que determinam a preferência.

O prazo de validade, dos medicamentos homeopáticos, ainda está em estudos para todas as formas, salvo a solução aquosa ou alcoolizada até 30%, estas deverão apresentar prazo de validade que garanta a qualidade de soluções perecíveis.

Ao fazer uso de um medicamento homeopático, certifique-se de que o líquido está límpido e os glóbulos, comprimidos, tabletes e papéis, sem alteração de cor e consistência.

Fonte: AFHERJ: Associação dos Farmacêuticos Homeopatas do Estado do Rio de Janeiro. Realização: ABFH: Associação Brasileira dos Farmacêuticos Homeopatas.

Design BP