Home Pedidos!
O QUE É HOMEOPATIA?
Filosofia
Este texto explicativo foi desenvolvido para que você conheça um pouco da filosofia homeopática e seus medicamentos, compreendendo melhor o momento da consulta com seu clínico.

Homeopatia é uma palavra de origem grega que quer dizer doença semelhante. Em Homeopatia tratam-se as doenças por meio de substâncias que, quando utilizadas numa pessoa sadia, produzem sintomas semelhantes aos da doença a ser tratada. Para a Homeopatia, a doença aparece por conta de um desequilíbrio da energia vital, que é a responsável pelo funcionamento do nosso organismo.

O clínico homeopata não investiga somente os sintomas isolados. Ele procura tratar o paciente como uma unidade formada por corpo e mente, que sofre a influência do meio externo  (social e ambiental). É daí que vem a afirmativa de que “a Homeopatia trata o doente, não a doença” – quer dizer, você é mais importante do que a doença. Os profissionais que atuam na Homeopatia buscam o equilíbrio do organismo – mente e corpo – para uma vida mais harmoniosa e saudável.

Restabelecimento do Equilíbrio Vital
Este é o objetivo do medicamento homeopático. O medicamento escolhido é administrado em doses muito diluídas – doses infinitesimais – mas que tem energia suficiente para restabelecer a energia vital, devido a uma técnica chamada dinamização. Pela dinamização, a energia terapêutica que estava latente na substância bruta é liberada, passando a agir na energia do paciente.

A dinamização permite diminuir os efeitos tóxicos ou agressivos da substância original e aumentar seu potencial curativo.

É por isso que a Homeopatia permite utilizar os princípios curativos de substâncias muito venenosas, sem causar mal ao paciente.

Criada pelo médico alemão Samuel Hahnemann, a Homeopatia é uma especialidade médica e farmacêutica reconhecida pelos Conselhos Federais de Medicina e Farmácia. É também exercida por Odontólogos e Veterinários.

A homeopatia procura tratar os sintomas apresentados pelo paciente de duas maneiras: Com um único remédio – Unicismo ou mais de um remédio – Pluralismo.
Dr. Samuel Hahnemann

De onde vêm os medicamentos homeopáticos
Uma das funções do farmacêutico especialista em homeopatia é transformar vegetais, minerais e animais em medicamentos homeopáticos, isto é feito através de uma técnica especial, denominada dinamização. Pela dinamização, a energia terapêutica que estava latente na substância bruta é liberada, passando a agir na energia do paciente. A dinamização ainda permite diminuir eventuais efeitos tóxicos ou agressivos da substância original e aumentar seu potencial curativo. É por isso que a homeopatia permite utilizar os princípios curativos das substâncias venenosas sem causar mal ao paciente.

Dinamização = diluição +agitação
Diluições acompanhadas de agitações sucessivas ou triturações conferem às substâncias um poder energético medicamentoso. O medicamento escolhido é administrado em doses diluídas – doses infinitesimais – mas que tem a força medicamentosa capaz de restabelecer a energia vital.

Os nomes dos medicamentos homeopáticos são latinos, latinizados ou gregos, como se usa na nomenclatura botânica, zoológica, química, biológica, farmacêutica e médica.

A potencia, ou a quantidade de vezes que o medicamento foi dinamizado, é indicada por um número, enquanto a letra (ou letras) que o acompanha define a forma de preparo:
  Forma de Preparo
 
  Exemplo Potências
  Centesimal Hahnemanniana CH
 
  6CH
  Decimal – DH
 
  8DH
  Fluxo Contínuo – FC
 
  1MFC
  Cinquenta Milesinal – LM
 
  9LM
  Korsakov - K
 
  200K

Fonte: AFHERJ: Associação dos Farmacêuticos Homeopatas do Estado do Rio de Janeiro. Realização: ABFH: Associação Brasileira dos Farmacêuticos Homeopatas.
Design BP